post mnc

Relatórios e analytics das Redes Sociais

Hoje em dia as maiores redes sociais dão acesso às análises de performance das páginas.

Por exemplo, no Facebook consegues quantificar: Ações na Página, Visualizações, Gostos, Alcance, Envolvimento, Mensagem e Vídeos.

Estas informações são privadas e estão disponíveis apenas para os administradores de páginas do Facebook. Dizem respeito ao perfil dos fãs da tua própria página, nomeadamente à percentagem de homens e mulheres, aos países de origem dessas pessoas, às cidades e também ao idioma. Esta informação é preciosa para te orientar mais facilmente na construção da tua persona, mas também em ações de Marketing Digital nas redes sociais.

Outra ferramenta disponível no Facebook e ainda pouco utilizada é o Facebook Analytics. Disponível no endereço www.facebook.com/analytics, oferece ainda mais informações a respeito do teu público, mas principalmente de todas as ações que acontecem nas tuas páginas do Facebook.

Para o teu website deves usar o Google Analytics e que para que funcione deves começar por entrar no Google Analytics ou por criar uma conta gratuitamente a partir do endereço www.google.com/analytics.

Posteriormente tens de instalar o Código de Acompanhamento próprio na tua página para permitir que o Google consiga construir os dados de acesso ao teu website. Este código está na tua conta Google Analytics.

Na tua conta, clica em Público > Visão Geral para visualizar os utilizadores que visitam o teu site e não te esqueças de escolher o período em que queres ver os dados.

Existem diferentes tipos de aquisição, comportamento e conversão no Analytics:

TipoDescrição
UtilizadoresOs utilizadores que iniciaram pelo menos uma sessão durante o intervalo de datas.
Novos utilizadoresO número de utilizadores pela primeira vez durante o intervalo de datas especificado.
SessõesO número total de sessões no intervalo de datas. Uma sessão é o período de tempo em que um utilizador está a interagir ativamente com o seu Website, aplicação, etc. Todos os dados de utilização (Visualizações de ecrã, Eventos, Comércio eletrónico, etc.) são associados a uma sessão.
Taxa de rejeiçãoA percentagem de sessões de página única nas quais não existiu interação com a página. Uma sessão rejeitada tem uma duração de 0 segundos
Páginas/SessãoPáginas/Sessão (média de páginas visitadas) corresponde ao número médio de páginas visualizadas durante uma sessão. São contabilizadas as visualizações repetidas de uma única página.

 

#mncomunicação #stayathome #wearesafe #marketingandcommunication