Metaverso e a atualidade
O Metaverso é um universo virtual imersivo em que cada pessoa pode ser e fazer o que quiser. Neste universo, é possível interagir com outras pessoas através de um avatar. A ideia de algo idêntico foi primeiramente apresentada no romance de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson. No entanto, embora a ideia de um Metaverso já tenha sido ficção, agora é uma possível realidade.
Na atualidade, as redes sociais são as principais mediadoras do ambiente virtual. Com o Metaverso, não só poderás navegar na internet como vivenciá-la e criá-la, como se trata de espaços fictícios, o céu é o limite e tudo é possível de ser inventado. Esta é a nova realidade da tecnologia.
Várias empresas começam a investir nesta tecnologia e afirmam que todas as pessoas poderiam interagir, aprender, colaborar e jogar nos espaços do Metaverso, um dos exemplos práticos em que o Metaverso podia ser aplicado nas empresas seria a criação de reuniões virtuais.
Como já referimos, este termo não é novo, porém foi no final de 2021, quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, que esta realidade ganhou peso e relevância.
O Metaverso ainda não existe totalmente, mas algumas plataformas possuem elementos semelhantes. Atualmente, são os jogos online que oferecem a experiência mais próxima do conceito de Metaverso. Podemos usar o Fortnite e o Rolblox como ótimos exemplos, durante a pandemia COVID-19, as empresas criaram concertos virtuais com artistas bastante conhecidos como Travis Scott e Twenty One Pilots.
Apesar da existência de um Metaverso unificado ser uma realidade distante, já podemos experienciar o Metaverso em diversos projetos.
Por hoje é tudo. Vemo-nos num mundo virtual!
#mncomunicação #marketingandcommunication #metaverso #2022